O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo que visa conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. Por meio dele, os órgãos ambientais (IBAMA, FEPAM-RS ou Secretaria/Departamento do Meio Ambiente) autorizam a instalação e operação de atividades que utilizam recursos naturais ou que possam causar impactos ambientais, mediante o cumprimento de exigências legais. Atualmente a Resolução CONSEMA 372/2018 dispõe das atividades passíveis de licenciamento, assim como o órgão ambiental competente.
Ele é essencial para garantir que os empreendimentos adotem medidas de controle, prevenção e compensação de danos ambientais. Além de proteger o meio ambiente, o licenciamento proporciona segurança jurídica, evita multas e embargos, e contribui para a sustentabilidade das atividades produtivas.
Ele é obrigatório para empreendimentos e atividades potencialmente poluidoras ou que possam causar degradação ambiental. Isso inclui obras de infraestrutura, indústrias, loteamentos, atividades agrícolas, mineração, entre outros.
Nossa equipe técnica identifica o tipo de documentação necessária (autorização ambiental, licença prévia, licença de instalação, licença de operação ou dispensa de licença), elabora os estudos ambientais exigidos e acompanha todas as etapas do processo junto aos órgãos competentes, assegurando que o projeto atenda à legislação vigente.
Para que um empreendimento seja instalado e possa operar é necessário a obtenção de licenças específicas, as três principais são:
Licença prévia: concedida na fase de planejamento do empreendimento, ou seja, antes de sua instalação. Essa licença tem por objetivo aprovar a localização e a concepção do projeto, além de atestar a viabilidade ambiental do mesmo. Também pode estabelecer condicionantes para adicionais para a instalação;
Licença de Instalação: autoriza a implantação do empreendimento de acordo com os planos e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle e compensação ambiental;
Licença de Operação: autoriza a operação do empreendimento após a verificação de que as medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas nas licenças anteriores foram cumpridas. Também pode estabelecer condicionantes específicas para a fase de operação.
Contamos com uma equipe qualificada na condução de processos de licenciamento ambiental em diferentes setores e regiões do país. Atuamos com domínio técnico, conhecimento atualizado da legislação ambiental.